O perito é um importante auxiliar na resolução de conflitos judiciais, e na odontologia não seria diferente. Assim, a perícia para seguros odontológicos é de extrema importância para o esclarecimento de fatos, a partir da elaboração de um laudo pericial odontológico, com base em análise de exames, radiografias, avaliação física, além de outros documentos que julgar necessários.
Continue a leitura deste artigo e conheça as três principais análises feitas pelo perito em odontologia, e entenda a importância de contar com um assistente técnico em perícia odontológica para a segurança da sua empresa.
Aproveite!
Perícia para seguros odontológicos: a importância do assistente técnico
A perícia traz à luz da Justiça as questões acerca de conhecimentos quando a resolução da divergência extrapola os conhecimentos técnicos do Juiz.
De acordo com a Lei nº 5.081, de 24/08/1966, art. 6º, inciso IV, todo cirurgião-dentista pode atuar em perícias na área cível, seja como perito ou assistente técnico, tendo como pré-requisito para a atuação a graduação em Odontologia.
Na perícia para seguros ou planos odontológicos, cabe ao perito odontológico – assistente técnico indicado pela seguradora citada no processo judicial – a função de acompanhar os trâmites do início ao fim, além de elaborar um relatório, com aspectos relevantes analisados pelo juiz e com pontos destacados e complementares sobre o laudo pericial odontológico do perito indicado pelo magistrado.
A seguradora também avalia o processo para definir o valor da indenização que será endereçada ao segurado.
Para que a conduta da empresa seja assertiva, todos os setores contam com assistência jurídica – responsável por receber e avaliar os autos e documentos pertinentes ao processo.
No próximo tópico, conheça os 3 tipos de análises do perito em odontologia.
Perícia para seguros odontológicos: saiba o que é avaliado
Descubra as principais análises da perícia para seguros odontológicos:
1. Traumas em decorrência de acidentes
Por meio de análises de exames e radiografias, o perito em odontologia produz laudos técnicos para identificar se há nexo de causalidade entre o acidente e o trauma.
2. Se os tratamentos foram feitos de forma eficaz e sem prejuízo para o periciado
Ao analisar a eficácia dos tratamentos odontológicos, a perícia representa uma garantia de segurança tanto para as operadoras quanto para os usuários do sistema, com a comprovação da qualidade dos serviços prestados.
3. Análises de solicitações de autorização para procedimentos odontológicos cobertos pelo plano de saúde
Com as análises de solicitações de autorização para procedimentos, a perícia para plano ou seguro odontológico visa assessorar as operadoras nessas questões administrativas, prevenindo autorização de procedimentos odontológicos indevidos ou equivocados.
A seguir, conheça a atuação da ExperMed em perícias odontológicas.
Conte com a ExperMed para as perícias odontológicas da sua empresa!
Com atuação em todo o Brasil, a ExperMed oferece soluções completas em perícia odontológica para planos e seguros odontológicos, potencializando o embasamento em ações judiciais, sempre operando com odontologistas capacitados do local de realização da perícia.
Com o nosso trabalho em perícias odontológicas, atuamos em: autorização de procedimentos, regulação de sinistro e Assistência Técnica Judicial.
Agora que você já sabe a importância de contar com um acompanhamento técnico e de qualidade para suas perícias odontológicas, acesse nosso site e conheça mais sobre a nossa atuação nessa área: https://www.expermed.com.br/
Se preferir, fale agora mesmo com um de nossos especialistas: acesse nosso canal de atendimento.
Se esse conteúdo foi útil para você, continue acompanhando nosso blog. Siga a ExperMed também nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.