É evidente o papel essencial que o seguro desempenha na sociedade moderna. Esse é um setor em constante evolução e transformação, exigindo que estejamos atentos às mudanças e preparados para enfrentar os desafios que surgem.
Afinal, o mercado de seguros não para, como demonstrado pelo anúncio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), que estabeleceu uma meta ambiciosa para o setor: até 2030, o mercado brasileiro de seguros pretende alcançar 10% do PIB nacional, um objetivo integrado ao Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros.
A pergunta que surge é: como alcançar essa meta? Isso envolve uma série de ações e estratégias.
Neste blog, vamos explorar oito das principais tendências que prometem impactar significativamente o mercado segurador em 2024.
Fique por dentro das tendências em Seguros para 2024 e prepare a sua Seguradora!
Quais são as Tendências em Seguros para 2024?
A seguir, apresentaremos as tendências de destaque que irão influenciar o mercado de seguros em 2024.
Confira!
Neste conteúdo você vai ler sobre:
Toggle1. IA Generativa
Nos mais variados setores da economia, é cada vez mais comum ouvirmos falar sobre IA generativa.
Inúmeras empresas, incluindo aquelas atuantes no campo de seguros, já estão adotando essa tecnologia.
Especificamente no setor de seguros, a tecnologia pode ser adotada em diversas áreas das empresas, auxiliando em:
-
Detecção de fraudes;
-
Avaliação de risco;
-
Processamento de sinistro.
Descubra mais sobre esse tema lendo: Inovação em Seguros: Como a ExperMed está moldando o futuro do mercado segurador?
2. Hiperpersonalização
A Era da Experiência revolucionou o mundo dos negócios, colocando o consumidor no centro das estratégias das empresas.
Dessa forma, a hiperpersonalização envolve a análise detalhada da jornada do consumidor, identificando o momento ideal para apresentar produtos ou serviços.
As empresas de seguros, em geral, dispõem de uma base de dados substancial. No entanto, é fundamental aproveitá-la para extrair insights que resultem em novas ofertas relevantes para as necessidades do cliente.
Assim, torna-se possível oferecer o embedded insurance, ou seguro integrado, por exemplo, que faça sentido para a realidade do cliente.
Com isso, é possível melhorar a satisfação do cliente com a seguradora, o que, por sua vez, impacta na reputação da empresa, além do aumento de receita e volume de vendas.
Tenha em mente que clientes satisfeitos adquirem novos serviços e ainda indicam outros clientes.
3. Expansão digital e as insurtechs
A transformação digital tornou-se fundamental para a sobrevivência de todas as empresas.
Mais uma vez, colocar a experiência do cliente no centro de todas as ações é o princípio orientador de todas as iniciativas nessa direção, e no caso das seguradoras, esse movimento não é exceção.
Portanto, as seguradoras devem acompanhar essa tendência e, para isso, o papel das insurtechs é essencial.
Ter uma imagem associada à tecnologia e inovação é o novo branding do setor!
4. Real Digital
Após testes de aplicação em 2023, a previsão é que o Real Digital, (Drex), seja lançando em 2024.
Essa é mais uma inovação tecnológica que vai impactar o nível de eficiência do setor de seguros.
A expectativa de especialistas é de que o Drex facilite a consolidação de algumas modalidades do setor, como a “pay per use”.
E ainda: devido ao fato da moeda digital ser programável, o pagamento – tanto do prêmio quanto do sinistro, poderá ser automático.
Além disso, com o Real Digital, as empresas poderão acessar uma parcela da população que não tem conta em banco, chegando em clientes até então não acessados, por exemplo.
5. Novo papel do corretor
A evolução do papel do corretor de seguros tem sido um tema de ampla discussão, especialmente em relação à sua integração no cenário da transformação digital e no modelo de Open Insurance.
Entretanto, o corretor continua sendo de extrema importância para esse setor. Para se ter uma ideia, as estimativas apontam que aproximadamente 85% a 90% das apólices de seguros no país são intermediadas por corretores.
Portanto, a figura do corretor está passando por questionamentos, mas sua atuação ainda não será substituída.
No entanto, é essencial que eles renovem sua forma de atuação, assumindo um papel mais consultivo, a fim de prosperar na economia desse ecossistema.
6. Humanização da Comunicação
Simplificar e tornar mais humanizada a comunicação com os clientes é uma tendência crescente, tornando o setor de seguros mais acessível.
Isso se deve ao fato de que a complexidade da legislação do setor e o jargão técnico representam um desafio significativo para os compradores de seguros, afetando diretamente os resultados do setor e criando uma distância entre o consumidor e a indústria.
As insurtechs, ao liderar a simplificação da comunicação no setor, têm motivado as seguradoras tradicionais a seguir o mesmo caminho.
As estratégias para a humanização da comunicação no setor também envolvem ações com influenciadores nas redes sociais e anúncios em rádios e podcasts.
7. ESG
A incorporação das preocupações de sustentabilidade na estratégia das seguradoras não é uma novidade, porém, essa tendência tem ganhado ainda mais relevância ao longo dos anos.
Conforme indicado pelo Relatório de Sustentabilidade da CNseg, o percentual de empresas do setor que consideram temas relacionados à agenda ESG aumentou de 43% em 2016 para 73,7% em 2021.
Com isso, é importante acompanhar os impactos do ESG no setor.
8. Microsseguros
Para alcançar 10% do PIB, o mercado de seguros procura expandir sua gama de serviços e atrair novos perfis de clientes.
É nesse contexto que surgem os microsseguros, também conhecidos como “seguros inclusivos”, desenvolvidos com o propósito de atender a população de baixa renda, incluindo os microempreendedores individuais.
Essa tendência representa uma das principais apostas do setor para impulsionar seus resultados.
De acordo com informações da Susep, os microsseguros atingiram o seu recorde histórico de arrecadação, alcançando uma receita de R$1,05 bilhão em 2022. Isso representa um aumento de 78% em relação a 2021.
Vamos à prática? Sua Seguradora à frente do mercado!
Agora que você já está por dentro das principais tendências em Seguros para 2024, conte com a ExperMed!
Estamos aqui para ajudar sua empresa a se manter à frente do mercado, garantindo que você esteja preparado para oferecer soluções cada vez mais eficazes e alinhadas às expectativas do cliente.
Entre em contato conosco e saiba como podemos impulsionar o sucesso da sua Seguradora no cenário em constante evolução do setor de seguros.
Nossa empresa se destaca no mercado securitário, oferecendo:
-
Realização de perícias administrativas e assistência técnica médica em ações judiciais, incluindo a esfera trabalhista;
-
Atuação abrangente na área securitária, envolvendo subscrição de risco, regulação de sinistros e assistência técnica judicial em diversas coberturas, como danos corporais e despesas médicas, abrangendo seguro de pessoas, habitacional, prestamista, seguro de RC, previdência complementar e seguros e planos de saúde.
“Com o aumento do mercado de seguros de forma geral e o envelhecimento da população, a ExperMed se torna cada vez mais necessária para o mercado de perícias médicas para as entidades do setor. Uma empresa com a nossa expertise poderá reduzir de forma significativa os problemas decorrentes do provável aumento da sinistralidade, justamente por estes fatores”.
(Vinícius Della Giustina, Sócio-Diretor e Diretor Comercial da ExperMed)
A ExperMed se diferencia pelo foco em inovação e tecnologia, evidenciado pelo desenvolvimento de sistemas internos como o Experweb, juntamente com outros dois sistemas exclusivos: o Clic Dpvat, destinado a perícias relacionadas ao seguro Dpvat, e o Clic Regulação, o único sistema no país voltado inteiramente para Regulação de Sinistro e subscrição de risco.