Por que é importante contratar uma empresa de perícia médica e auditoria?

Contar com o apoio de uma empresa de perícia médica e de auditoria administrativa e judicial pode fazer uma grande diferença para a sua seguradora. Além da agilidade e da diminuição dos custos, a atuação especializada é garantia da redução de problemas futuros, sejam eles administrativos ou judiciais.

Quer saber mais sobre o assunto e, principalmente, o que observar na hora de terceirizar esse serviço? Acompanhe este artigo e tenha uma boa leitura!

Por que é importante contratar uma empresa de perícia médica e auditoria?

A atividade do médico perito é fundamental para a regulação de sinistros nos diferentes tipos de seguros. Cabe a ele observar se as informações médicas apresentadas pelo segurado se enquadram perfeitamente nas situações previstas nas cláusulas contratuais da apólice em análise, em casos como:

  • DIT (Diárias por Incapacidade Temporária);
  • IPA (Invalidez permanente parcial ou total por acidente);
  • IFPD (Invalidez funcional permanente e total por doença);
  • DG (Doenças graves);
  • ILPD (Invalidez laborativa permanente e total por doença);
  • Análise médico-legal de risco securitário.

Além desse importante papel administrativo, o médico perito também tem atuação fundamental no contencioso civil. No caso de uma demanda judicial, por exemplo, envolvendo matéria securitária, em especial nos casos de IFPD, ILPD e IPA, que são as mais controvertidas, a perícia médica é a principal prova para o êxito da ação.

Diante da enorme complexidade dos assuntos médicos e das infinitas variáveis que podem existir em um único sinistro, é praticamente impossível que uma seguradora possa ter, em seu quadro de colaboradores, médicos peritos com capacidade técnica suficiente para avaliar todos os casos apresentados. Isso exigiria uma logística complexa que, automaticamente, aumentaria os custos empresariais.

Nesses casos, contratar uma empresa de perícia médica especializada pode ser a melhor solução. Terceirizar esse serviço de perícias médicas e auditorias administrativas e judiciais é a garantia de que a seguradora terá sempre disponíveis os melhores profissionais e especialistas para atendê-la, com agilidade e de forma assertiva para o êxito.

Mas essa não é a única vantagem, confira a seguir.

As principais vantagens da terceirização:

  1. Foco no negócio

Quando a seguradora entrega para uma empresa de perícia médica o trabalho de regulação de sinistros, existe a garantia de que o serviço será feito de forma unificada, com qualidade, rapidez e sob sua supervisão. Ela pode, então, ficar tranquila para focar no seu negócio.

  1. Redução de custos

A terceirização também traz redução de custos com encargos trabalhistas e treinamentos de peritos e demais colaboradores. Como fator principal de redução de custos, a chances de êxito da seguradora aumentará consideravelmente nas ações judiciais e na assertividade dos pagamentos/indenizações administrativas).

  1. Agilidade e eficiência

A empresa contratada tem profissionais capacitados em qualquer região do país, focados exclusivamente na matéria, podendo realizar o serviço de forma mais ágil, eficiente e eficaz.

O que observar na hora de contratar uma empresa de perícia médica

Para usufruir de todas essas vantagens, não se pode contratar qualquer empresa. É preciso observar alguns itens básicos, evitando acabar com os problemas e encontrar reais soluções.

  • A empresa que você pretende contratar deve ter experiência, já tendo realizado inúmeras perícias em todo o país;
  • A empresa deve contar com uma equipe multidisciplinar, altamente qualificada e  sempre atualizada, formada por médicos das mais diversas especialidades, dentistas, advogados, especialistas do mercado securitário;
  • Em face do crescente número de demandas judiciais, é importante contratar uma empresa que possa atuar em todas as regiões do país, mas sempre operando com médicos do local de realização da perícia;
  • E por falar em demandas judiciais, a empresa de perícia médica deve apresentar um alto índice de êxito em processos envolvendo matéria securitária;
  • A empresa deverá possuir um carteira de clientes ativos, que sejam referência para o setor securitário.
  • Contrate uma empresa de perícia médica que seja destaque em tecnologia e inovação e que esteja sempre atualizada com o que há de mais moderno no setor;
  • É importante também que a empresa tenha real interesse na redução da judicialização de demandas administrativas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir o nosso blog e descobrir como a ExperMed ajuda as seguradoras a ampliar o êxito nas ações judiciais.